Z

Z

segunda-feira, 9 de março de 2015

JOGOS MEDIEVAIS



Nos tempos modernos de hoje, onde os adultos, crianças até mesmo os idosos, aderiram à tecnologia. Com o passar do tempo fomos perdendo alguns valores importantes como a essência do convívio pessoal.
Em alguns aspectos a tecnologia ajuda e muito, mais não podemos deixar de lado o fator humano, não devemos deixar escapar aquela antiga formação, aquele momento de aventura que toda criança sonhava, aquela forma pura de usar nossa imaginação, aquele jeitinho inocente de brincar. 
Sei que existem diversas brincadeiras, mais separei algumas que é sem duvida as mais conhecidas. 

Amarelinha

O jogo consiste em pular sobre um desenho riscado com giz no chão, que também pode ter inúmeras variações. Em uma delas, exemplificada na figura ao lado, o desenho apresenta quadrados ou retângulos numerados de 1 a 10 e no topo o céu, em formato oval.
Tira-se na sorte quem vai começar. Cada jogador, então, joga uma pedrinha, inicialmente na casa de número 1, devendo acertá-la em seus limites. Em seguida pula, em um pé só nas casas isoladas e com os dois pés nas casas duplas, evitando a que contém a pedrinha. Chegando ao céu, pisa com os dois pés e retorna pulando da mesma forma até as casas 2-3, de onde o jogador precisa apanhar a pedrinha do chão, sem perder o equilíbrio, e pular de volta ao ponto de partida. Não cometendo erros, joga a pedrinha na casa 2 e sucessivas, repetindo todo processo.
Se perder o equilíbrio, colocando a mão no chão ou pisando fora dos limites das casas, o jogador passa a vez para o próximo, retornando a jogar do ponto em que errou ao chegar a sua vez novamente.
Ganha o jogo quem primeiro alcançar o céu.
Em outra versão, mais complexa, o jogo não termina aí. Quem consegue chegar ao céu vira de costas e atira a pedrinha de lá. A casa onde ela cair passa a ser sua e lá é escrito o seu nome (caso não acerte nenhuma, passa a vez ao próximo jogador). Nestas casas com "proprietário", nenhum outro jogador pode pisar, apenas o dono, que pode pisar inclusive com os dois pés. Nesta versão, ganha o jogo quem conseguir ser dono da maioria das casas.

Pega-pega

O pega-pega, pique-pega ou apanhada  é uma brincadeira infantil muito conhecida, que veio do povo negro, escravizados no Brasil. Pode ser jogada por um número ilimitado de jogadores e possui inúmeras variantes. De modo geral, o jogo consiste em dois tipos de jogadores, os pegadores e os que devem evitar ser apanhados. Cada variante do jogo possui uma forma diferente de se estabelecer como os demais serão pegos, em geral por meio de um toque. Quem for tocado, automaticamente vira o pegador, dependendo do modo da brincadeira.
Uma criança será o pegador, e as outras, os fugitivos. Quem a criança pegar, será o pegador da vez. Os participantes combinam as regras no início, decidindo o número de pegadores, se há alguma regra adicional (como uma proteção contra o pegador, chamado de pique).

Esconde-esconde 

Esconde-esconde é uma brincadeira infantil, na qual enquanto uma pessoa fica com os olhos fechados contando até certo número combinado com os participantes, geralmente com o número de pessoas que estão participando (5 pessoas = 50) , os demais participantes se escondem
O pegador conta até certo número com os olhos fechados e as outras se escondem, as pessoas que se esconderam têm que voltar ao lugar onde a primeira pessoa contou e bater no ponto de partida, falando uma frase, como: "1,2,3," (Nome de quem bateu), o primeiro a bater devem ficar no lugar do "pegue" começando assim um novo jogo.
Caso, o último a ser encontrado consiga chegar ao ponto e bater, ele tem a opção de salvar todos, fazendo assim, aqueles que não conseguirem se salvar, serão salvos e o "pegue" terá de contar novamente. Também conhecido em algumas regiões como "Salve o Mundo" e” Salvo Todos".

Fica ai a dica.
Viva!


fonte de pesquisa http://pt.wikipedia.org


Um comentário:

  1. Nossa... Como me bateu aquela saudade de ser criança! Cada brincadeira citada me traz boas lembranças de situações engraçadas e momentos de divertimento. É uma pena que hoje, ao invés do convívio saudável entre amigos, as crianças prefiram o celular, PS2, PS3, Xbox, dentre outros... O que dificulta a convivência com outras pessoas da mesma idade...Não conhecem o que é bom de verdade... Calor humano...
    Ser feliz e se divertir fora do mundo da tecnologia...
    Crianças precisam ser crianças de verdade e não escravos da tecnologia!

    ResponderExcluir